Pesquisa aponta que comprar imóvel é mais rentável que investir em aplicações financeiras
27/08/2023 - Levantamento da Abrainc revela que o rendimento anual dos investimentos em imóveis é maior do que os índices do CDB e da poupança. Em Sorocaba (SP), um atrativo é o preço baixo do metro quadrado.

Um estudo feito pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) apontou que investir em imóveis é uma modalidade mais vantajosa em comparação com outras aplicações financeiras no Brasil. Em Sorocaba (SP), um atrativo é o preço do metro quadrado, que é muito menor em relação a outras cidades paulistas do mesmo porte.
A pesquisa "Valorização do Imóvel no Brasil" foi realizada com dados do mercado entre os anos de 2012 e 2022. Neste intervalo de 10 anos, o rendimento anual dos investimentos em imóveis bateu 12,2%. O número é composto pelos índices da valorização do imóvel mais o ganho com aluguel.
Na sequência, em segundo lugar, ficou o CDB, que é o investimento em renda fixa, com rendimento de 8,6%. Em último lugar vem a poupança, que apresentou um rendimento de 5,8% na média da última década. Já a inflação atingiu a média anual de 6,6% no mesmo período pesquisado.
De acordo com o levantamento, investir em imóveis é uma opção segura porque sofre menos impacto nas crises financeiras. Além disso, o comprador pode alugar o imóvel, o que representa uma fonte importante de complemento para a renda familiar.
Em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, por exemplo, muitos aposentados têm no aluguel a grande fonte de renda na aposentadoria, segundo o estudo da Abrainc.
Ainda de acordo com a mesma pesquisa, outra vantagem é a valorização do patrimônio a longo prazo, visto que o mercado imobiliário tem registrado oscilações positivas, levando-se em conta também o crescimento das cidades, demanda habitacional e bairros cada vez mais valorizados.
Uma construtora da cidade recebe uma grande demanda de investidores que buscam imóveis na planta por terem condições mais atrativas em relação ao preço e formas de pagamento, na comparação com unidades já prontas e entregues.
"Percebemos uma procura cada vez mais crescente de investidores. Muitos sorocabanos preferem investir suas reservas em imóveis, que a longo prazo proporcionam uma rentabilidade maior em relação a outros tipos de investimento. É uma parcela muito importante das nossas vendas e, em geral, o cliente que compra uma unidade para investir geralmente retorna para saber sobre os lançamentos com o objetivo de fazer novos investimentos", explica o CEO da construtora, Sandro Souza.
Metro quadrado mais barato
Segundo o Sindicato da Habitação (Secovi-SP), no 1º trimestre de 2023 o metro quadrado dos imóveis em Sorocaba custava R$ 6.174. É um valor abaixo de outras localidades, como, por exemplo, Campinas (SP), onde o metro quadrado chega a R$ 7.808.
Outro fator que tem movimentado o mercado imobiliário é a migração cada vez maior de moradores da capital para a região de Sorocaba, fato que também impulsiona os negócios firmados por investidores de imóveis.
Conforme o Censo 2022 do IBGE, das 10 cidades mais populosas do Brasil – todas capitais – metade teve queda no número de habitantes. Em contrapartida, cidades do entorno tiveram aumento populacional.
Em Sorocaba, por exemplo, o número de habitantes cresceu 23,3% na comparação com o Censo de 2010. O percentual é 13 vezes maior do que o crescimento populacional da capital – São Paulo, que teve um aumento de 1,80% no número de moradores nos últimos 12 anos. Já a população de Campinas, 14ª cidade mais populosa do Brasil, cresceu 5,40% no mesmo período.
Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/mercado-imobiliario-do-interior/noticia/2023/08/27/pesquisa-aponta-que-comprar-imovel-e-mais-rentavel-que-investir-em-aplicacoes-financeiras.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-deskto
Outras Notícias

Mercado Imobiliário apresenta crescimento e uma perspectiva otimista
Nos sete primeiros meses de 2023 em c o m p a r a ç ã o a o mesmo período do ano anterior, o mercado imobiliário brasileir...
Copom: Banco Central reduz Selic em 0,5 ponto, para 13,25%
Por Guilherme Naldis O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu cortar a Selic, a taxa bá...
Prefeitura de Indaiatuba entrega as chaves do condomínio Bruxelas do programa Céu Azul Residencial
O prefeito Nilson Gaspar (MDB) realiza a entrega de chaves das 208 unidades habitacionais do Condomínio Bruxelas, do Programa Céu Azul R...
Indicado para o BC, Galípolo diz que não cabe a um economista `impor o destino` de um país
O ex-secretário do Ministério da Fazenda Gabriel Galípolo afirmou nesta terça-feira (4) que não cabe a um econo...
Mercado financeiro reduz estimativa da taxa de juros para 12% em 2023
Matéria comentadada por inteligência artificial Chat GPT: Segundo o relatório "Focus" do Banco Central, os economistas ...
Governo entrega 400 moradias do Minha Casa, Minha Vida no RS
Publicado em 30/06/2023 - 16:43 Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília Mais de 400 unidades do Minha Casa, M...
Reação do mercado imobiliário com reajuste da Selic a 13,75%
Quando a taxa Selic é mantida, significa que não houve mudanças em relação à sua última decisã...
Caixa começará a aplicar novas regras do Minha Casa, Minha Vida em 7 de julho
A Caixa Econômica Federal divulgou hoje que a implementação das novas regras do programa Minha Casa, Minha Vida terá in&iac...